Tradições de casamento: conheça seus significados e conceitos para cerimônia

Quando começamos a organizar a festa de casamento, raramente nos atentamos que as tradições existem a partir de uma base histórica. Mesmo sem saber, são essas características que trazem significados e marcam início da vida de um casal. A maioria dos conceitos foram se consolidando ao longo dos anos e fazem parte desde a organização, passando pela cerimônia e a festa e, até mesmo, na lua de mel.

Culturalmente, nós brasileiros, somos o povo que mais respeita as tradições. De quebra, ainda ditamos novos hábitos que, muitas vezes, se tornam novos costumes.

Para aguçar ainda mais a curiosidade das nossas noivas e noivos, detalhamos a história de dez das principais tradições de casamento

1. Tradições de casamento: vestido branco

Esse é um legado cultural bastante antigo e mais praticado no Ocidente.

A protagonista desta tradição foi a Rainha Victória da Inglaterra, no ano de 1840, ao escolher se casar com um vestido branco em uma versão mais simples do que a usuais glamorosas usadas pela realeza. A escolha veio para marcar sua identidade, tanto na forma que conduziria seu governo e para mostrar que estava se casando por amor, diferente da prática da época em que muitos matrimônios eram combinações entre as famílias. Com o passar dos anos, o vestido de noiva branco passou a simbolizar a pureza e o romantismo e ganhou diferentes versões e modelos que seguem o estilo da noiva e da cerimônia

2. Tradições de casamento: buquê de noiva

De origem grega, a tradição do buque de noiva deu início com ramos feitos de alho e outras ervas para proteger o casal de vibrações negativas, além de atrair boas energias. Já a composição com flores também começou na época Vitoriana e chegaram para simbolizar um novo começo, atraindo felicidade, fertilidade e felicidade ao casal. Foi no século 14, na França, que surgiu o costume de se jogar buque para as convidadas como uma forma de compartilhar a sorte às solteiras que desejam se casar.

3. Tradição de casamentos: aliança

A joia que representa a eternidade e o amor do casal é uma tradição de casamento de origem egípcia, mas, foi na Grécia, por Alexandre O Grande, que se determinou o uso da aliança no quarto dedo da mão esquerda, pois acreditava-se que por ele passava a veia diretamente ligada ao coração, a vena amoris (em livre tradução veia do amor). No Canadá e nos Estados Unidos, o uso da aliança foi obrigatório somente pelas mulheres até o fim do século 20.

4. Tradição de casamento: nomes das amigas solteiras na barra do vestido de noiva

Há uma dúvida se essa é uma tradição de casamento, uma superstição ou um jeito carinhoso que incluir as amigas neste momento tão especial da vida da noiva. Independente da nomenclatura, se tornou uma divertida brincadeira, repleta de grandes vibrações positivas tanto para a noiva como para as amigas solteiras. Em formato alternativo, a sola do sapato dos noivos também é utilizada para escrever recadinhos carinhosos ou divertidos.

5. Tradição de casamento: véu e grinalda

Duas peças cheias de simbologia. O uso do véu também tem origem grega como uma referência à Deusa Vesta – protetora do lar.  Esse poder também manteria a noiva protegida dos olhares de cobiça dos homens e de mulheres invejosas.

Já o destaque da grinalda é para diferenciar a noiva dos demais convidados, como em uma posição de rainha. Há quem acredite que quanto maior a grinalda, mais status social a noiva exibe no dia de seu casamento.

6. Tradição de casamento: Posição dos noivos no altar

No altar, o conceito da noiva permanecer ao lado esquerdo noivo vem de muitos anos atrás, quando garantia que ele pudesse usar sua espada com a mão direita caso alguém tentasse raptar sua noiva. Nos dias de hoje, há quem ainda case com sua espada!?

7. Tradição de casamento:  beijo do casal no fim da cerimônia

Ao longo de muitos anos, os significados do beijo foram se transformando. Entretanto, o que mais traduz o ato é a troca de espírito e compartilhamento desta emoção única durante esse momento e ao toque dos lábios.

8. Tradição de casamento: chuva de arroz

Os chineses disseminaram a tradição que o arroz é um símbolo de prosperidade e, ofertar uma chuva para os noivos na saída da cerimônia é uma forma de emanar essas vibrações ao casal.

9. Tradição de casamento: bolo de casamento

A ideia da altura nos bolos de casamento nasceu na Inglaterra Medieval como se fosse uma gincana. A partir do empilhamento de pães, o bolo de casamento fica alto e dificulta o beijo dos noivos. Se conseguirem, é sinal de uma vida próspera juntos. Ampliando ainda mais essa tradição, um chef francês criou um doce empilhando carolinas recheadas com creme, calda crocante de caramelo e formando a famosa torre famoso Croquembouche.

O bolo de casamento marca a festividade e o primeiro pedaço juntos simboliza a partilha e a união.

10. Tradição de casamento: lua de mel

Entre muitas versões, a mais antiga e curiosa é a de que o pai da noiva oferecia uma bebida alcóolica ao genro, o hidromel, com a maior parte da concentração feita de mel e que deveria sem consumida pelos noivos em 30 dias consecutivos, comemorando a união matrimonial. Pelo calendário lunar da época, veio o nome de Lua de Mel.

Compartilhe:

Veja mais conteúdos: