Os 6 tipos de serviço de gastronomia: conheça as variações e as dicas para escolher o seu

Escolher os detalhes relacionados à gastronomia, tais como as cores, sabores e aromas que serão oferecidos aos convidados é uma das etapas que merece dedicação e atenção dos noivos durante a organização de casamento. Entre elas, é necessário avaliar que tipo de serviço de gastronomia melhor traduz a personalidade do casal, além de avaliar também qual delas é a mais adequada ao orçamento destinado a esse item.

Para lhe ajudar nesta importante tarefa, listamos os tipos mais comuns de buffet e suas principais características:

Serviço à francesa: nesta opção os convidados permanecem sentados e os garçons oferecem a comida para que cada um se sirva da quantidade desejada. As mesas são previamente montadas com pratos, talheres necessários conforme a sequência de pratos e é importante considerar um espaço para o deslocamento dos garçons. Costuma ter custo mais elevado, já que exige um número maior de funcionários para servir.

Serviço à inglesa: esse estilo é semelhante ao anterior, porém, o que o difere é que os garçons servem os convidados diretamente nas mesas e os refratários com os alimentos são dispostos em carrinhos próprios para essa função.A atenção e cuidado com a montagem e estruturação do prato é mantida, mesmo essa tarefa sendo feita diante dos convidados.

Serviço empratado: neste estilo, bastante parecido com o serviço à francesa, os pratos são servidos diretamente nas mesas aos convidados, porém já chegam montados da cozinha. É comum que se disponibilize um menu nas mesas para que os convidados possam indicar à equipe de garçons caso tenha restrições alimentares.

Serviço americano: mais conhecido como buffet franco americano, os convidados vão até um local para se servirem. Esse formato permite oferecer um menu mais amplo, que tende a agradar diferentes paladares. Vale considerar também a instalação de ilhas gastronômicas espalhadas pelo ambiente que facilitam o fluxo de convidados no momento de se servirem.

Serviço volante / finger food / menu degustação: para as festas de casamento menores e casais mais descolados e que querem traduzir essa imagem à comemoração, esse é o estilo perfeito. Semelhante a um formato de degustação, os convidados permanecem em pé e circulando pelo ambiente enquanto experimentam comidinhas e pratos servidos em pequenas porções. Normalmente são oferecidas entradas, petiscos, canapês e pratos quentes que também podem ser dispostos em ilhas gastronômicas.

Brunch: pela definição, brunch é a refeição que combina café da manhã com almoço, e reflete um estilo em alta e bastante funcional, atendendo celebrações que acontecem em espaços abertos, como fazendas e praias, casa de família e até restaurantes. O cardápio combina itens de café da manhã com opções mais reforçadas que lembram um almoço. Não há necessidade de grande variedade de drinks e bebidas alcoólicas. Vinhos e bebidas mais leves atendem bem este formato de recepção. Escolhido o formato que melhor atende o seu evento, uma dica bacana é olhar para a história do casal e suas descendências familiares e trazer detalhes e aspectos marcantes ao menu oferecido para os convidados. Pratos para casamento tendem a traduzir histórias e garantem boas lembranças aos que viveram o momento junto com o casal. Dos formatos mais tradicionais aos mais descolados, dos mais requintados aos mais informais, a gastronomia oferecida em uma festa de casamento costuma traduzir a preferência e o estilo dos noivos e fará parte de toda a experiência vivida pelos convidados.

Compartilhe:

Veja mais conteúdos: