Como aproveitar a pandemia para planejar o casamento dos sonhos

O casamento dos sonhos teve que ser adiado! Foi diante dessa questão que uma infinidade de casais se viu, assim que começaram as primeiras indicações de isolamento social no Brasil por conta da pandemia da Covid-19, em meados de março de 2020. E, num cenário de incertezas e números impactantes, finalizamos o ano ficando em casa (o maior tempo possível), evitando locais de circulação pública, tentando cumprir todos os protocolos de higiene e segurança e, principalmente adiando os compromissos sociais.

Já em 2021, o início do processo de vacinação, ainda que escalonado, trouxe expectativas bastante otimistas aos noivos interessados em reunir familiares e amigos. A movimentação das agendas nos espaços para eventos é grande e bastante disputada! Os eventos adiados de 2020 competem com os que já estavam planejados para acontecer este ano, mas, com cautela e um planejamento bem feito, é possível garantir que tudo saia da melhor forma possível.

Ainda não é possível sonhar livremente com as festas de casamento no formato que conhecemos até então. Porém, grande parte dos buffets para eventos sociais e corporativos já desenhou novos formatos para atender seus públicos com toda a segurança. Em uma avaliação geral, é possível dizer que o retorno do setor de eventos ainda é tímido e cauteloso, mas já começa a apresentar sinais de retomada.

Aproveitar esse momento de incertezas para planejar e organizar todos os detalhes do evento é a nossa dica mais importante para quem ainda não sabe como garantir o sucesso dos seus planos, já que organizar um casamento exige, principalmente, dedicação e organização. A festa ainda precisa esperar um pouquinho para acontecer, mas o planejamento não precisa ser adiado! Aproveite esse tempo para garantir que todos os detalhes saiam exatamente da forma como você imaginou!

Mas, como planejar um casamento em meio à pandemia de extensões globais?

Para lhe auxiliar nessa jornada, destacamos dicas valiosa que já eram importantes antes da pandemia e, hoje, se tornaram essenciais:

  1. Defina o formato do evento: cerimônia e festa no mesmo ambiente ou em ambiente diferentes? Essa decisão é o ponto de partida para todo o planejamento.
  2. Prepare a lista de convidados: além de definir quem serão os convidados, também é importante que você os classifique em categorias (parentes da noiva, parentes do noivo, amigos e outros). Isso facilita a organização dessa tarefa e evita que se esqueça algum convidado. Não esqueça de conferir os dados de todos os convidados, nome completo, telefone e endereço para entrega do convite.
  3. Visite e escolha o local que mais lhe agrada para o seu evento: o espaço para casamento deve ser uma das primeiras escolhas após definir o formato do evento. A partir dessa definição, é possível pensar em decoração, atrações, o que será servido e outros detalhes. Acesse site e rede social do buffet para casamento que escolheu e não descarte visitar pessoalmente os que mais lhe agradarem. Certamente haverá um responsável para lhe apresentar todas as possibilidades do local.
  4. Busque e contate os fornecedores: prestadores de serviço devem transmitir confiança e tranquilidade aos noivos. Busque indicações. Sempre que possível, teste os serviços. Faça degustações. Neste período de pandemia, muitos fornecedores encontraram alternativas para apresentarem seus serviços de forma remota ou por delivery.
  5. Avalie os contratos: mais do que nunca, atenção aos contratos dos fornecedores e prestadores de serviços. Inclua cláusulas que trate de itens relacionados à pandemia tais como possíveis mudanças ou adiamentos.
  6. A escolha os trajes: essa é a hora de escolher o tão sonhado vestido de noiva! Aproveite para buscar tendências nas redes sociais, nas revistas, nos sites especializados em casamentos e até nos eventos de celebridades. O mesmo vale para o traje do noivo, daminhas, familiares mais próximos e até padrinhos!
  7. Escolha banda, DJ ou a playlist da sua festa: você já deve ter ouvido que uma sonorização má escolhida pode destruir um casamento, certo? Muita atenção com esse item! O tipo de música que você escolher, seja ele ao vivo ou não, vai ditar o ritmo do seu evento podendo deixa-lo mais animado ou mais intimista. Avalie qual o seu objetivo e faça a melhor escolha!
  8. Aproveite para rever o seu orçamento: a planilha financeira, além de evitar surpresas desagradáveis, auxilia na distribuição do orçamento entre os itens necessários para a organização perfeita de um evento. Tenha esse documento sempre em mãos e visite-o constantemente para avaliar possíveis ajustes.
  9. Busque inspirações para o seu casamento: esse é o momento ideal para salvar aqueles posts que podem servir de inspiração. Principalmente o Instagram e o Pinterest trazem ideias incríveis que podem ser aproveitadas.

Não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e acompanhe as nossas dicas!

Compartilhe:

Veja mais conteúdos: