Bar Mitzva ou Bat Mitzva! Conheça detalhes dessa tradicional comemoração judaica

Certamente você já ouviu falar em Bar Mitzva ou Bat Mitzva, mas talvez não saiba exatamente o que significa ou o que representa. De origem judaica, bar mitzva significa filho do mandamento e o termo “bat” se refere à versão feminina: filha do mandamento.

Assim como muitas outras comunidades, os judeus celebram a passagem da infância para a adolescência, quando entendem que meninos e meninas já estão aptos a serem responsabilizados por seus atos, bem como seguirem suas jornadas de acordo com os preceitos da Torá, o livro sagrado dos judeus. A denominação Bar Mitzva é usada para os meninos assim que completam 13 anos de idade, enquanto as meninas são chamadas de Bat Mitzva e celebram o momento um pouco antes, aos 12 anos.

Esta é uma festa judaica celebrada com muita alegria, de grande importância para a família que, em sua cultura, resgata tradições milenares. Durante as comemorações de Bar Mitzva e Bat Mitzva que acontecem constantemente no Villa Vérico e na Casa Giardini, acompanhamos de perto toda a organização necessária para que o evento aconteça com maestria. São detalhes alinhados em conjunto com as famílias para que tudo saia exatamente conforme o planejado, inclusive nas cuidadosas tratativas relacionadas à culinária Kosher, preparada pelo Buffet Giardini caso a família opte por esse serviço.

Ao completar 13 anos, ou 12 no caso das meninas, os homenageados são chamados pela primeira vez à leitura da Torá e esse é um momento muito importante a toda comunidade judaica. A cerimônia religiosa é conduzida pelo Rabino e conta com a participação dos pais, irmãos e familiares ou amigos mais próximos que tem o papel de ajudar o mais novo jovem judeu a ingressar na comunidade e assumir suas responsabilidades perante todos. Também é durante essa cerimônia que o pai recita uma prece agradecendo a D’us por isentá-lo da responsabilidade pelos atos do filho ou filha, transferindo-a ao próprio bar ou bat mitzva a partir daquele momento. É bastante comum que nem todos os convidados sejam judeus, porém em sinal de respeito pela cerimônia religiosa, todos os homens usam kipá (ou quipá), um adereço masculino que representa o respeito e a consciência que há sempre algo acima do homem.

Em geral, a comemoração do Bar ou Bat Mitzva acontece no primeiro sábado após o jovem completar 13 anos (ou 12 no caso das meninas), podendo ser adiada caso algum parente não possa comparecer ou por desejo da família, porém as responsabilidades religiosas do mais novo adulto judeu não são adiadas.

De acordo com os registros históricos, a comemoração para os meninos acontece há mais de dois mil anos, porém, para as meninas, somente em 1900 a religião judaica passou a permitir a iniciação de mulheres.

No intuito de receber as famílias judaicas para suas comemorações em nossas casas, desde 2019 mantemos, na Casa Giardini, um espaço exclusivo dedicado à culinária kosher. Sob a supervisão do rabino, é neste local que preparamos todo o menu dos eventos que optam pela gastronomia kosher do Buffet Giardini.

Compartilhe:

Veja mais conteúdos: