As boas práticas para os noivos: dicas sobre as regras de etiquetas para o grande dia
Sabemos bem que organizar um casamento é uma das tarefas mais importantes que executamos na vida. Consideramos detalhes da celebração, da cerimônia, da lua de mel, e absolutamente tudo para que o grande dia seja especial e inesquecível. Esses detalhes se estendem também a algumas regrinhas básicas de boas práticas para os noivos evitarem gafes em meio a correria característica da celebração. Separamos as principais regras de etiqueta e algumas dicas para lhe ajudar nessa tarefa!
Convite: a tradição diz que o convite de casamento deve ser entregue com, pelo menos, 3 meses de antecedência. É mais elegante que sejam entregues em mãos, principalmente aos convidados mais velhos que não costumam ter tanta familiaridade com os meios digitais. Considere na sua programação, inclusive, os convidados que moram mais longe. A exceção fica para convidados que de outras cidades ou países. Nestes casos, uma alternativa é enviar por correio.
Atraso da noiva: visto como uma tradição há anos, o atraso da noiva já é previsto e contabilizado em qualquer festa de casamento. Há quem diga até que dá sorte ao casal. Mesmo assim, a noiva deve ficar atenta para não perder a sensatez e criar um clima desagradável aos convidados. Um atraso dentro do intervalo de 15 a 30 minutos é até bem-visto, adequa-se a expectativa do grande dia e permite que os convidados se acomodem com tranquilidade. Mais que isso, fica deselegante e demonstra falta de respeito.
Cumprimentar os convidados: seguindo as boas práticas, o ideal é que os noivos reservem um tempo da festa para passarem em cada uma das mesas. Essa é melhor forma de retribuírem a gentileza e darem a oportunidade a todos os convidados de falarem com o casal. Para casamentos menores, reserve o momento entre a cerimônia e o início da festa. Já nas comemorações maiores, os noivos precisarão de um tempo maior para essa função. Evite o momento em que as refeições estão sendo servidas.
O momento das fotos: a tradição diz que as fotos oficiais sejam feitas com os pais, irmãos e padrinhos do casamento. Porém, a quem deseje e peça fotos com os noivos. Uma alternativa para agradar a todos é combinar com o fotógrafo e, durante o cumprimento nas mesas, já fazer os registros com os convidados.
Agradecer os presentes: separe um tempinho na agenda super corrida para agradecer os presentes que receberem. A tradição diz que é mais elegante escrever cada um de forma personalizada e a mão, para que o convidado perceba o quanto o futuro casal gostou do mimo. Se preferir um modelo já impresso, assine manualmente para personalizar o agradecimento. Além disso, não é necessário esperar a data da festa para agradecer. Se possível, o ideal é que se faça a cada presente que chegar, assim evita que essa tarefa se acumule ou que vocês esqueçam alguém.
Listamos aqui as principais práticas que demonstram simpatia e preocupação dos noivos em receber bem os convidados. Há outras, mais tradicionais, que podem ser avaliadas de acordo com a personalidade dos noivos e o tipo de evento escolhido. Um bom assessor pode lhe ajudar nessa tarefa.
Gostou das dicas? Compartilhe!